Perigo nos Decibéis

Perigo nos Decibéis

Nos dias atuais é comum observarmos os consultórios médicos com um fluxo muito grande de pessoas que apresentam algum problema auditivo causado pelo excesso de ruído nos ouvidos. Um teste audiométrico é feito e o resultado revela se há acentuada perda de audição.

O vilão do momento que gera esse problema são os aparelhinhos de MP3 portáteis. Se uma pessoa fizer uso exagerado do volume ou do tempo de audição, pode resultar em danos permanentes ao ouvido. As perdas auditivas causadas por ruído não são novidade, é claro. Porém essa nova onda de fone no ouvido durante boa parte do dia está gerando maiores problemas.

Há vários motivos para classificar os fones de ouvido mais perigosos que caixas acústicas, entre elas se destacam; o som das caixas é atenuado no ambiente antes de chegar aos ouvidos, já os fones de ouvido injetam as ondas sonoras diretamente no canal auditivo, em plena potência. O que é afetado no ouvido pelo ruído são as 15 mil células ciliadas externas (CCE) da cóclea. Se o estrago não for sério, as células se recuperam num período máximo de 48 horas. Porém, se a exposição for muito longa ou intensa, a lesão pode se tornar irreversível.

Como a perda da audição é gradual, pode demorar anos até que a pessoa note a perda. Para evitar esse problema há medidas básicas que são muito eficazes: diminuir o tempo de uso de fones de ouvido, moderar a altura do som.

A recomendação feita pelos especialistas é que se use o MP3 player num local silencioso, quando estiver num lugar barulhento, não fazer o uso do aparelho.

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: